quarta-feira, 27 de março de 2013

NTE realiza o I Encontro de Sensibilização de Gestores Escolares

O Núcleo de Tecnologia Educacional de Patos de Minas realizou no dia 26 de março o I Encontro de Sensibilização de Gestores Escolares. 


O encontro teve como objetivo sensibilizar os gestores escolares para a importância do uso do laboratório de informática e do uso das tecnologias no processo educacional, bem como da atuação do gestor facilitando esse processo.
                                 

A Diretora da superintendência Regional de Patos de Minas, Susie Adriane Silva Pereira, fez a abertura do encontro falando sobre o "Minas presente na escola". Diversos assuntos foram abordados, dentre eles informações e orientações sobre os blogs educacionais das escolas, contratação de internet, organização e funcionamento dos laboratórios de informática, apresentação de portais da SEE e MEC, apresentação do edital "O jardim de Epicuro", informações sobre o atendimento de suporte às escolas, informações sobre o Censo Escolar, dentre outros.


Participaram também do encontro, os Secretários Municipais de Educação de Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Rio Paranaíba, Tiros e São Gotardo, firmando ainda mais a parceria do NTE e Municípios.
Contamos também com a valiosa colaboração das Escolas E.E. Abílio Caixeta de Queiróz, com a apresentação do blog da escola pelos servidores Gabriel "Bil" e Maura, e da E.E. Dona Guiomar de Melo, falando sobre a organização e o uso correto do laboratório de informática pelo servidor Jair.


As inscrições para as capacitações oferecidas pelo NTE já estão abertas através do Blog. Basta acessar a aba Formulários e clicar em Formulários de Cursos, preenchendo todos os dados solicitados e clicando em Enviar.

Segue abaixo, material utilizado na reunião

sexta-feira, 22 de março de 2013

Cronograma de Posse nomeados em 05/03/13

Cronograma de posse dos candidatos nomeados pelo Edital Seplag/SEE 01/2012 SRE Patos de Minas MG 05 de março de 2013


quinta-feira, 21 de março de 2013

Educação nomeia mais três mil professores aprovados no último concurso público

Foram nomeados docentes regentes de aulas em todas as disciplinas que tiveram vagas abertas no concurso

Clique AQUI e confira os nomes

Mais um grupo de professores aprovados no concurso público da Secretaria de Estado de Educação (SEE) teve suas nomeações publicadas no Diário Oficial dos Poderes do Estado nesta quinta-feira (21-03). Neste segundo lote de publicações, foram nomeados três mil docentes, para os cargos de Professor de Educação Básica nas disciplinas de Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Língua Estrangeira Moderna Inglês, Português, Matemática, Química e Sociologia.

No primeiro lote de publicações, em 05 de março, foram nomeados 1.761 professores. Com os três mil desta segunda leva, já são quase cinco mil os docentes nomeados. O restante das nomeações continuará sendo publicado em grupos, de modo a facilitar a realização dos exames admissionais dos novos servidores. Até julho deste ano, serão nomeados cerca de 11,7 mil professores. 

A disciplina na qual houve o maior número de candidatos nomeados até agora foi Matemática. Das 1.476 vagas colocadas à disposição no último concurso, em todas as regiões do Estado, 1.252 já tiveram seus candidatos nomeados. Para os cargos de professores de Física (503 vagas), Inglês (386 vagas), Espanhol (58 vagas) e Português (946 vagas), todas as vagas disponíveis em edital já foram preenchidas com as respectivas nomeações.

Uma vez publicada a nomeação, o aprovado deve se submeter a exame médico pré-admissional, a ser realizado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). As perícias são realizadas em unidade central ou unidades regionais da Superintendência e o cronograma de convocação dos candidatos é divulgado no ambiente do site da Seplag (http://planejamento.mg.gov.br/concursos-e-estagios/concursos-publicos/46-menu-principal/concursos-e-estagios/871-concurso-da-secretaria-de-estado-de-educacao-edital-seplag-see-n-01-2011) dedicado a informações sobre o concurso público. É de responsabilidade do candidato acompanhar o cronograma de realização dos exames no site da Seplag.

No dia da perícia, o candidato deve apresentar uma série de documentos, além dos resultados de exames laboratoriais exigidos em edital. A lista dos exames exigidos, assim como todas as informações necessárias sobre a perícia média podem ser encontradas na nota de esclarecimento 06, disponível no site da Seplag. Recomenda-se que o candidato leia atentamente esse documento assim que sua nomeação for publicada.

A listagem com data e horário de perícia dos candidatos nomeados deve ser divulgada na próxima segunda-feira (25-03) e a previsão para início dos exames admissionais é dia 03-04. Os candidatos nomeados devem providenciar todos os exames exigidos no item 1.3 da nota de esclarecimento nº6 (http://www.planejamento.mg.gov.br/images/phocadownload/Concursos_P%C3%BAblicos/Educa%C3%A7%C3%A3oSeplag/04.03.2013___Nota_de_Esclarecimento_n%C2%BA_06___Informa%C3%A7%C3%B5es_Sobre_a_Per%C3%ADcia_M%C3%A9diaca_Pr%C3%A9-Admissional.pdf).

Para outras informações os candidatos podem entrar em contato com a SCPMSO pelo telefone (31) 3239-6310 ou pelo e-mailscpmso.informa@planejamento.mg.gov.br. 

Fonte: https://www.facebook.com/notes/secretaria-de-educa%C3%A7%C3%A3o-de-minas-gerais/educa%C3%A7%C3%A3o-nomeia-mais-tr%C3%AAs-mil-professores-aprovados-no-%C3%BAltimo-concurso-p%C3%BAblico/466409996764221

terça-feira, 19 de março de 2013

Formulários

Para facilitar o atendimento às escolas, as solicitações de suporte poderão ser feitas através de formulário específico, que deverá ser preenchido com o máximo de informações possíveis, visando assim dinamizar as demandas.


Para as capacitações oferecidas pelo NTE, utilizaremos também um formulário com uma pré inscrição que facilitará a formação de turmas, conforme demanda e horários disponibilizados.

Formulário de Cursos

Capacitação JCLIC Polo Presidente Olegário
Capacitação JCLIC Polo Patos de Minas
Capacitação JCLIC Polo Carmo do Paranaíba
Capacitação JCLIC Polo São Gotardo



Resumo Cursos Oferecidos

Jclic
Criação, realização e avaliação de atividades educativas multimídia como quebra-cabeças, associações, enigmas, estudo de texto, palavras cruzadas, entre outros.

WebQuest 
Criação de atividades didáticas de aprendizagem, elaboradas pelos professores, levando os alunos a construírem o conhecimento, através de pesquisas e tarefas orientadas.

Rotinas Básicas de Suporte 
Noções básicas de manutenção, conservação e pequenos reparos nos equipamentos de informática, visando facilitar o suporte à distância.

Google Apps 
Utilização de aplicativos e ferramentas do Google como agenda, planilhas, apresentações, documentos, etc.

Oficinas Linux Educacional
Apresentação de recursos e aplicativos pedagógicos do Linux Educacional 4.0

I Encontro de Sensibilização de Gestores Escolares 2013

Dando inicio às ações pedagógicas do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE, a Superintendência Regional de Ensino - SRE realizará o I Encontro de Sensibilização de Gestores Escolares 2013, conforme especificação abaixo, para o qual convoca todos os Dirigentes Escolares e estende o convite aos Secretários Municipais de Educação dos municípios atendidos pela SRE de Patos de Minas.

· Data: 26/03/2013
· Horário: 09 às 17 horas
· Local: Salão de Reuniões da SRE, situada na Rua Barão do Rio Branco, 1811, Patos de Minas.

Cientes da relevância deste evento para implantação e execução das novas tecnologias educacionais em nossas escolas, contamos com a participação de todos neste encontro e colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos nos telefones: (34) 2106-2152 e (34) 2106-2158 (Andreia ou Natália).

segunda-feira, 18 de março de 2013

Redes Sociais e Aprendizagem


Se fizermos uma análise acerca do uso das redes sociais, iremos perceber que, a grande maioria dos nossos alunos possuem um perfil em pelo menos uma dessas redes, assim como muitos professores também. Deste modo porque não analisar os aspectos benéficos que tão recurso pode nos proporcionar em termos pedagógicos? 
Num primeiro momento, o que devemos observar, é a forma correta com que alunos e professores utilizam as diversas redes sociais a que temos acesso. Inúmeras são as pesquisas que apontam que o contato com os estudantes através da internet auxilia o professor a conhecer melhor o seus alunos, além de facilitar a interação com os mesmos. 
Além de novas possibilidades de comunicação, o professor tem nas redes sociais, um suporte que desperta o interesse desses educandos, e todos nós sabemos que onde há um interesse maior, consequentemente há melhor aprendizagem. 
Com certeza, o trabalho com redes sociais é bastante interessante e tende a render bons frutos, uma vez que atinge um grande número de alunos, incentiva a produção coletiva de conhecimentos e viabiliza o trabalho com diversos tipos de recursos como textos, imagens, vídeos, etc.

Leia um pouco mais sobre o assunto:

quinta-feira, 14 de março de 2013

Criação de Blog Educacional


Em meio a crescente revolução da informação, o professor exerce um papel de fundamental importância, sendo o principal transformador do ambiente de aprendizagem da escola. A Utilização de recursos tecnológicos, vem trazer uma nova abordagem aos assuntos discutidos em sala de aula, possibilitando ao professor dinamizar seu conteúdo com a inserção de imagens, textos, documentos diversos, links de sites interessantes, vídeos, dentre outros. 
Através do Blog Educacional torna-se possível um trabalho mais dinâmico entre alunos, professores e comunidade, tornando-se ainda, muito mais que uma ferramenta de leitura e escrita, mas um espaço de interação e informação.

Segue link de passo a passo para criação de Blogs, clique na imagem abaixo

sexta-feira, 8 de março de 2013

Atenção - Informação sobre designações 2013

O site da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas está novamente no ar. As informações sobre as designações 2013, voltarão a ser divulgadas através do mesmo.

O endereço continua o mesmo SRE - Patos de Minas

terça-feira, 5 de março de 2013

Designações 2013 - Edital de Vagas para 07/03

Local: Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel
Cargo ou função: PEB – Geografia
Período da Designação: Até 18/03/2013
Horário de Atuação: Manhã/Noite
Justificativa: Substituição
Número de aulas: 15 aulas
Horário Designação: 07:30

Local: Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel
Cargo ou função: PEB – Geografia
Período da Designação: Até 18/03/2013
Horário de Atuação: Manhã
Justificativa: Substituição
Número de aulas: 18 aulas
Horário Designação: 07:30

Local: Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel
Cargo ou função: PEB – Regente de Turma
Período da Designação: De 07/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Tarde
Justificativa: Cargo Vago
Horário Designação: 08:00

Local: Escola Estadual Cônego Getúlio
Cargo ou função: PEB – Regente de Turma
Período da Designação: De 07/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Tarde
Justificativa: Cargo Vago
Horário Designação: 12:30

Local: Escola Estadual João Barbosa Porto
Cargo ou função: PEB – Regente de Turma
Período da Designação: De 07/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Manhã
Justificativa: Cargo Vago
Horário Designação: 09:00

Local: Escola Estadual João Barbosa Porto
Cargo ou função: PEB – Língua Portuguesa
Período da Designação: De 07/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Tarde
Justificativa: Cargo Vago
Número de Aulas: 06 aulas
Horário Designação: 09:00

Local: Escola Estadual João Barbosa Porto
Cargo ou função: PEB – Regente de Turma
Período da Designação: De 07/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Manhã
Justificativa: Cargo Vago
Horário Designação: 09:00

Local: Escola Estadual João Barbosa Porto
Cargo ou função: PEB – Ensino Religioso
Período da Designação: De 07/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Tarde
Justificativa: Cargo Vago
Número de Aulas: 04 aulas
Horário Designação: 09:00

Avaliações Diagnósticas 2013

Disponibilizamos abaixo material relacionado às Avaliações Diagnósticas 2013, da SRE de Patos de Minas.

Capa Avaliações
Capa CD
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano

Nomeação de aprovados em concurso público da Educação

Os professores aprovados no último concurso público da Secretaria de Estado de Educação serão nomeados a partir desta semana. Serão publicadas, no Diário Oficial dos Poderes do Estado, as nomeações de 1.964 professores e, até julho deste ano, serão nomeados mais de 11,7 mil docentes. As nomeações serão publicadas em grupos, de modo a facilitar a realização dos exames admissionais dos novos servidores. No total, foram abertas 13.993 vagas para os cargos de professores em todo o Estado no último concurso público. A Secretaria de Educação pode nomear os aprovados ao longo de todo o prazo de validade do certame, que é de dois anos, prorrogável por mais dois.

Veja as informações passadas pela Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Ana Lucia Gazzola.

Fonte:http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3FFUIZb0cW8

Designações 2013 - Edital de Vagas para 06/03

Local: Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco
Cargo ou função: PEB – Regente de Turma
Período da Designação: de 06/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Tarde
Justificativa: Substituição
Horário Designação: 07:30

Local: Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco
Cargo ou função: ATB – Assistente Técnico de Educação Básica
Período da Designação: de 06/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Tarde
Justificativa: Substituição
Horário Designação: 08:00

Local: Escola Estadual Professora Zama Maciel
Cargo ou função: PEB – Português
Período da Designação: de 07/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Manhã
Justificativa: Substituição
Número de Aulas: 16 aulas
Horário Designação: 14:00

Local: Escola Estadual Professor Zama Maciel
Cargo ou função: PEB – Português
Período da Designação: de 07/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Noite
Justificativa: Substituição
Número de Aulas: 16 aulas
Horário Designação: 14:00

Local: Escola Estadual Professor Zama Maciel
Cargo ou função: PEB – Educação Física
Período da Designação: de 07/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Manhã
Justificativa: Substituição
Número de Aulas: 16 aulas
Horário Designação: 14:45

Local: Escola Estadual Professor Zama Maciel
Cargo ou função: PEB – Educação Física
Período da Designação: de 08/03/2013 à 08/05/2013
Horário de Atuação: Noite
Justificativa: Substituição
Número de Aulas: 06 aulas
Horário Designação: 15:15

Local: Escola Estadual Marcolino de Barros
Cargo ou função: ATB – Assistente Técnico de Educação Básica
Período da Designação: de 06/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Noite
Justificativa: Substituição
Horário Designação: 15:00

Local: Escola Estadual Adelaide Maciel
Cargo ou função: PEB - Regente de Turma
Período da Designação: de 07/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Manhã
Justificativa: Substituição
Horário Designação: 14:30

Local: Escola Estadual Cônego Getúlio
Cargo ou função: PEB - Regente de Turma (3 vagas)
Período da Designação: de 07/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: 1 vaga Manhã, 2 vagas Tarde
Justificativa: Cargo Vago
Horário Designação: 16:00
Observação: Vagas para atuar no 2º endereço (Distrito de Boassara)

segunda-feira, 4 de março de 2013

Designações 2013 - Edital de Vagas para 05/03

Local: Escola Estadual Monsenhor Fleury
Cargo ou função: PEB – para uso de Biblioteca
Período da Designação: de 04/03/2013 à 04/05/2013
Horário de Atuação: Tarde
Justificativa: Substituição
Horário Designação: 10:30

Local: Escola Estadual Monsenhor Fleury
Cargo ou função: PEB – Regente de Turma
Período da Designação: de 04/03/2013 à 01/07/2013
Horário de Atuação: Tarde
Justificativa: Substituição
Horário Designação: 10:30

Local: Escola Estadual Dr. Paulo Borges
Cargo ou função: PEB – Biologia
Período da Designação: de 05/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Noite
Justificativa: Cargo Vago
Número de aulas: 03 aulas
Horário Designação: 10:30

Local: Escola Estadual Dr. Paulo Borges
Cargo ou função: PEB – História
Período da Designação: de 05/03/2013 à 31/12/2013
Horário de Atuação: Manhã
Justificativa: Substituição
Número de aulas: 09 aulas
Horário Designação: 10:30

Local: Escola Estadual Dr. Paulo Borges
Cargo ou função: EBB – Supervisor Escolar
Período da Designação: de 05/03/2013 à 01/05/2013
Horário de Atuação: Tarde
Justificativa: Substituição
Horário Designação: 10:30

Local: Escola Estadual Abner Afonso
Cargo ou função: ATB - (Secretária)
Período da Designação: Até 25/04/2013
Horário de Atuação:Tarde
Justificativa: Substituição
Horário Designação: 12:00

Local: Escola Estadual Afonso Correa
Cargo ou função: PEB Língua Portuguesa
Período da Designação: de 05/03/2013 à 04/05/2013
Horário de Atuação: Manhã e Tarde
Justificativa: Substituição
Número de aulas: 16 aulas
Horário Designação: 17:00

sexta-feira, 1 de março de 2013

Designações 2013 - Edital de Vagas para 04/03

Local: Escola Estadual Professor Modesto
Cargo ou função: PEB – Regente de Turma
Período da Designação: de 04/03/2013 à 27/03/2013
Horário de Atuação: Manhã
Justificativa: Substituição
Horário Designação: 16:00

Criação Blogs PIP CBC

Aconteceu nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, a capacitação dos Analistas do PIP CBC para criação dos Blogs Educacionais da Equipe. além do Blog do PIP que divulgará assuntos gerais em torno das ações do projeto, cada analista terá no ar, seu Blog, que acreditamos ser um excelente canal de comunicação com escolas e educadores atendidos pelo projeto. Através do Blog será possível a comunicação rápida em torno dos acontecimentos da equipe dentro da SRE, além disso, pelo seu layout dinâmico e que possibilita a inserção de diversos tipos de documentos, como planilhas, apresentações de slides, documentos de textos e em pdf, vídeos, os analistas terão a possibilidade de sugerir  atividades, disponibilizar materiais  e promover espaços de reflexão e trocas de informação em torno das ações desenvolvidas na escola.




Segue abaixo o endereço do Blog do PIP e dos Conteúdos Específicos:

Blogs PIP CBC

Ciências Naturais
Nauana

Educação Física
Bruno

História
Simone

Geografia
Rogério

Língua Estrangeira
Shirley

Língua Portuguesa
Érica
Sônia Silveira

Matemática
Ronaldo
Sérgio

Professores aprovados em concurso público da Educação serão nomeados a partir desta semana

Publicações serão dividas em grupos e, até julho de 2013, 11.700 docentes serão nomeados

Os professores aprovados no último concurso público da Secretaria de Estado de Educação (SEE) serão nomeados a partir desta semana. Serão publicadas, no Diário Oficial dos Poderes do Estado, as nomeações de 1.964 professores e, até julho deste ano, serão nomeados mais de 11,7 mil docentes. 
As nomeações serão publicadas em grupos, de modo a facilitar a realização dos exames admissionais dos novos servidores. No total, foram abertas 13.993 vagas para os cargos de professores em todo o Estado no último concurso público. A Secretaria de Educação pode nomear os aprovados ao longo de todo o prazo de validade do certame, que é de dois anos, prorrogável por mais dois. Segundo a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, contudo, é muito provável que, ao longo do prazo de validade, sejam chamados profissionais aprovados além do número de vagas.
"Vamos nomear quase 12 mil professores no total, mas temos que fazer a nomeação por etapas por causa dos exames de saúde. Serão nomeados 11.700 docentes até julho e depois no decorrer da validade do concurso ainda vamos nomear mais 2.293 professores. Estou prevendo que, na validade do concurso, nós vamos ultrapassar as vagas do edital, porque o sistema é muito dinâmico”, afirmou Ana Lúcia Gazzola.
O concurso público da Secretaria de Educação foi realizado em 2012 e abriu, no total, 21.377 vagas para diversas carreiras da educação. Cerca de 4,5 mil candidatos aprovados para os cargos administrativos já foram nomeados e estão em exercício. Nesta segunda etapa de nomeações, serão publicados os atos dos professores. 
O concurso da Secretaria de Estado de Educação disponibilizou vagas para professor nas áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna - Espanhol, Língua Estrangeira Moderna - Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o cargo de professor, o concurso exigiu formação de nível superior.

Leia mais em:   

Fonte:https://www.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/4104-professores-aprovados-em-concurso-publico-da-educacao-serao-nomeados-a-partir-desta-semana